domingo, 18 de dezembro de 2011

SEMINÁRIO BOAS PRÁTICAS DIGITAIS - BAGÉ/RS

     






  Seminário Boas Práticas Digitais, realizado no conjunto da 5ª CRE - Pelotas, 13ª CRE – Bagé e 18ª CRE- Rio Grande com o objetivo de discutir e trocar experiências sobre questões que envolvem o uso das tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem de alunos com professores e pesquisadores das regiões de Bagé, Pelotas e Rio Grande.    Divulgar e incentivar o uso das boas práticas digitais em ambientes virtuais de aprendizagem (blog, wiki, rede sociais etc), além do tempo e do espaço escolar cotidianos, como possibilidades de interação e criação de conteúdos educacionais , proporcionando uma visibilidade ao trabalho  que vem sendo realizado nas escolas estaduais com o uso das TICs  como ferramenta pedagógica, este evento foi programado para 300 pessoas.

            O seminário aconteceu em dois turnos, no Complexo São Pedro em Bagé/RS no dia 02 de dezembro de 2011.  Cada turno foi considerado como módulo.

            O Primeiro módulo aconteceu no turno da manhã. Iniciou com o credenciamento dos participantes que foram recepcionados por casais de alunos da invernada mirim da E.E.E.M Waldemar Amorety Machado,  representando as tradições locais e na sequência foi oferecido um farto coffe break.

            Dando sequência às atividades, no momento em que os participantes foram se acomodando para participar do seminário, tiveram a oportunidade de assistir aos vídeos institucionais de Bagé, Pelotas e Rio Grande, mostrando a cultura e belezas de cada município sede das três regionais organizadoras do seminário e, por conseguinte, município sede dos participantes.



Bagé
Pelotas
Rio Grande

            Ao término da apresentação dos vídeos, apresentamos o trabalho do grupo RODART, formado por alunos de várias escolas municipais de Bagé que foi muito aplaudida por todos os participantes.

            Logo a seguir, foi feita a abertura oficial do Seminário Boas Práticas Digitais com a formação da mesa, composta pela Professora Angélica Antunes, representando a Secretaria Estadual de Educação, pela Professora Nádia Messerlian La- Bella , Coordenadora da 13ª Coordenadoria Regional de Educação, pela Professora Neila Gonçalves Silva, Coordenadora da 18ª Coordenadoria Regional de Educação de Rio Grande e a Professora Janise Collares, Secretária Municipal de Bagé que representou as 29 Secretarias Municipais dos Municípios da abrangência das 03 CREs.
 
           
Para a abertura da apresentação  das práticas digitais fpo feita pela E.M.E.F. Prfª Reny da Rosa Collares que desenvolveu a etapa piloto do Projeto Um Computador por Aluno e Professor – UCA em Bagé/RS.  A referida prática estava programada para o encerramento do Seminário, porém foi antecipada e apresentada pela Profª Ivanise Lucas de Brito, Supervisora da Escola e pela  Profª Adriana Silveira Nunes Vieira Coordenadora do Projeto na Escola.

            Cumprido o intervalo para almoço, retornamos às 13 h e 30 min, com o 2º módulo de atividades, no qual pudemos apreciar a apresentação das demais práticas digitais de nossas escolas e universidades, conforme segue no folder do evento.


            O encerramento ocorreu  às 18h e 10 min, com a execução do Hino do Rio Grande do Sul pelo grupo de flauta da E.E.E.F. Seival de Candiota.

Reportagens:  
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário